Criador do “Pac-Men” quer produzir arte através dos jogos eletrônicos

  • Por Agencia EFE
  • 25/06/2015 16h45

Barcelona, 25 jun (EFE).- O criador do célebre Pac-Mac, Toru Iwatani, está desenvolvendo o “Game Suit”, um novo projeto com o qual espera produzir arte a partir dos jogos eletrônicos, e garante que agora sua prioridade é fazer contribuições à sociedade.

O desenvolvedor e professor japonês está em Barcelona para receber o “Prêmio Lenda” no XI Gamelab, uma homenagem por toda sua carreira, marcada pela criação histórica de 1980, que se transformou em um ícone da cultura atual e em um dos jogos mais bem-sucedidos de todos os tempos.

O projeto no qual Itawani está trabalhando, em colaboração com seus alunos na Universidade Politécnica e Artes de Tóquio, tem como suporte físico um traje especial que é, ao mesmo tempo, um “tridente entre jogador, tela e o jogo”.

O professor explicou à Agência Efe que a roupa está cheia de telas. Sem a necessidade de um hardware externo, os usuários podem usar o jogo interativo para gerar arte através das cores emitidas ou pelos desenhos de luzes produzidos pelo movimento.

Iwatani afirmou que procura que os jogadores tenham expressividade em cada parte do corpo e “entrem em um mundo concebido como arte”, além da realidade virtual.

O projeto não tem previsão para ficar pronto, mas o criador de Pac-Man sabe que não será usado em larga escala como seu maior sucesso. Após 30 anos de trabalho na Namco, Iwatani atua há oito anos como professor e defende a nova vida.

“Ainda tenho muito para mostrar sobre os jogos. Há muitos campos para estudar porque este é um mundo infinito”, definiu.

“O mundo do lazer interativo tem um grande futuro porque é uma mistura de estudos e conhecimentos nos quais há engenharia, matemática, física, literatura, arte e também psicologia”.

Além disso, o criador de Pac-Men quer participar de projetos que contribuam para a sociedade, que possam educar ou reabilitar utilizando usando os jogos como ferramenta.

Iwatani revelou não gostar muito dos jogos violentos, que fizeram sucesso nos últimos anos. No entanto, o professor acredita que a tendência passou, já que a maior parte dos “games” desenvolvidos para smartphones não se baseia nesse tipo de tema.

Nos quase 30 anos que esteve na empresa Namco, o criador de Pac-Man produziu mais de 50 jogos, entre eles “Ridge Racer” e “Time Crisis”. Atualmente, além de professor da Universidade de Tóquio, é diretor da Associação de Pesquisas de Jogos do Japão, uma divisão da própria Namco. EFE

dh/lvl

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.