Crianças nos EUA pedem de Natal retorno de pais deportados

  • Por Agencia EFE
  • 07/12/2014 18h09

Miami, 7 dez (EFE).- Crianças e jovens na Flórida, nos Estados Unidos, aderiram neste Natal ao debate nacional sobre uma reforma migratória integral e enviaram cartas ao presidente do país, Barack Obama, pedindo o retorno dos pais deportados.

“Peço ao presidente Obama que nos ajude a trazer meu pai para que minha família possa ver novamente a luz e ter paz”, é o pedido de María José Martínez, de 15 anos, que viaja neste domingo a Washington para se reunir com jovens em situações semelhantes.

O pai da adolescente foi deportado ao México dois dias antes do anúncio do governo americano, em 20 de novembro, sobre uma operação migratória que regularizará cerca de cinco milhões de imigrantes ilegais.

Os menores devem entregar as cartas ao presidente Obama na terça-feira, disse à Agência Efe Alejandra Saucedo, fundadora e presidente do “Dreamer Moms”, um movimento nacional organizado por mães latinas.

“Tudo o que queremos é manter nossas famílias unidas”, afirmou Martínez, que vive com a mãe e dois irmãos menores.

Grace Toapanta, ativista do movimento na Flórida, explicou que estas crianças enfrentam “danos psicológicos, emocionais e econômicos por causa da separação”.

Toapanta comentou que os menores suportam as consequências de não haver uma reforma migratória que regularize os 11 milhões de imigrantes ilegais calculados no país.

O recente decreto do presidente Obama evitará a deportação de aproximadamente cinco milhões de imigrantes ilegais, entre eles pais de cidadãos americanos ou de residentes permanentes, e outro grupo de “sonhadores”, estudantes imigrantes ilegais que foram levados durante a infância pelos pais. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.