Crimeia afirma que controla a maioria das unidades militares

  • Por Agencia EFE
  • 09/03/2014 14h25

Kiev, 9 mar (EFE).- As autoridades pró-russas da rebelde autonomia ucraniana da Crimeia afirmaram neste domingo que controlam a maioria dos quartéis militares ucranianos localizados na península, ocupada pelas tropas do Kremlin.

“A maioria das unidades militares passaram ao controle das autoridades da Crimeia. Foram bloqueadas, as armas estão sob controle conjunto”, disse o presidente do Parlamento da república autônoma, Vladimir Konstantinov, citado por agências locais, acrescentando que os comandantes das unidades “confirmaram que não empreenderão ações agressivas”.

Konstantinov explicou que o status dos militares crimeanos será concretizado após o referendo de autodeterminação previsto para o dia 16 de março.

“Se eles querem ficar para servir o povo da Crimeia, devem nos avisar. Aos que não queiram, lhes garantiremos a saída livre do território crimeano”, assegurou.

Enquanto isso, o Ministério da Defesa ucraniano denunciou que chegaram a um aeroporto militar, situado na cidade crimea de Novofiodorov, quatro caminhões com militares russos que “tentam invadir” seu interior.

“No céu, sobre o aeroporto estão sobrevoando dois helicópteros MI-24 e uma dezena de automóveis civis tentam entrar no território do aeroporto”, declarou Vladislav Selezniov, do centro de imprensa do Ministério, em seu perfil no Facebook.

Antes, o ministro da Defesa da Ucrânia, Igor Teniuj, havia garantido que não planeja enviar tropas a Crimeia, onde se intensifica a ocupação militar russa.

“Não estava nem está previsto nenhum movimento nem deslocamento das Forças Armadas em direção à Crimeia. (As Forças Armadas) realizam seu trabalho rotineiro”, disse Teniuj em uma sessão do governo em Kiev. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.