Criminosos se aproveitam de reclamações online para extrair senhas em novo golpe

  • Por Jovem Pan
  • 08/06/2015 13h55
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Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas Computador

Criminosos virtuais criam páginas falsas de empresas nas redes sociais para roubar dados de clientes que utilizam essas plataformas.

Na maior parte dos casos, os cibercriminosos se aproveitam de reclamações registradas no Facebook ou no Twitter oficial da marca para iniciar a ação.

Assim que a queixa é postada, a página falsa entra em contato com o consumidor e estabelece o contato se passando por um atendente da empresa.

O consumidor desavisado informa os dados pessoais e, em alguns casos, até mesmo as senhas para o acesso às contas bancárias.

As instituições financeiras e os correntistas são as principais vítimas dessa tática, que cresceu após o avanço do SAC 2.0 no Brasil.

O professor da FIAP, Almir Meira Alves, ensina o repórter Carlos Aros a diferenciar as páginas falsas das verdadeiras. (Ouça detalhes das dicas no áudio acima).

Além da abordagem pelas redes sociais, os cibercriminosos também aproveitam a falta de cuidado dos usuários de smartphones com os aplicativos.

O especialista em segurança digital Thiago Hipólito explica o cuidado que deve ser tomado nos dispositivos móveis. (Ouça acima)

Os emails também costumam ser usados pelos criminosos virtuais na tentativa de roubar os dados de usuários.

A Febraban alerta os correntistas que os bancos não enviam e-mails não solicitados com anexos para serem instalados ou links para serem abertos.

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