Crise esfria expectativas do comércio para Dia dos Namorados
Cenário econômico complicado faz comércio ter otimismo tímido para as vendas no Dia dos Namorados. O varejo tradicional aposta em um resultado parecido com o do ano passado, quando a data comemorativa foi ofuscada pela Copa do Mundo.
No caso do comércio eletrônico, a expectativa é de faturamento 8% maior que no ano passado puxado pelo aumento nos preços. Na avaliação do economista da Associação Comercial de São Paulo, Marcel Solimeo, o frio pode ajudar principalmente o setor de roupas. “A expectativa é que tenha um resultado pelo menos igual ao do ano passado, que já seria melhor do que foi o movimento até agora”, afirma.
Ao contrário do varejo tradicional, o e-commerce foi pouco afetado pela crise e o otimismo do setor se mantém para o Dia dos Namorados.
André Dias, diretor da consultoria e-bit, explica a Carlos Aros que o consumidor online está planejando e gastando mais com as compras. “Com do aumento da inflação que acabou transparecendo um pouco no comércio eletrônico, as pessoas passaram a realizar uma compra mais planejada, a gente notou que o crescimento do ticket médio foi de 15% ao ano”, expôs.
Os consumidores, principalmente do comércio eletrônico, estão explorando as ferramentas de comparação de preços para fugir dos valores mais elevados. Entre os produtos mais buscados para o dia 12 de junho estão roupas, acessórios, perfumes e smartphones.
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