Crise tira 86 mil usuários do metrô por dia e empresa prevê impacto de R$ 60 mi
Com crise e o aumento do desemprego, o metrô de São Paulo perdeu 86 mil passageiros por dia, entre janeiro e maio, voltando ao patamar de 2013. Dados da Companhia Metropolitano de São Paulo (Metrô) mostram que a média diária de pessoas transportadas nas seis linhas, incluindo a Amarela (operada pela ViaQuatro) e a Prata (monotrilho), caiu de 4,46 milhões, entre janeiro e maio de 2015, para 4,37 milhões no mesmo período deste ano, o que deve resultar em queda de até R$ 60 milhões na receita tarifária de 2016.
O mesmo fenômeno acontece nas seis linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que transportou 6,6 milhões de passageiros a menos nos cinco primeiros meses deste ano na comparação com igual período de 2015. Nas duas redes de transporte sobre trilhos na Grande São Paulo, a queda na demanda foi de 1,9%. Se a média for mantida, será a maior redução na média diária de pessoas transportadas, no mínimo, desde 2005. Apesar da queda total, a ViaQuatro indicou situação melhor, com leve crescimento de 2% nos passageiros da Linha 4.
Ao contrário do transporte sobre trilhos, os ônibus registraram pequena variação positiva no número de passageiros transportados. O número de viagens passou de 1,17 bilhão para 1,18 bilhão nos cinco primeiros meses, em comparação com igual período de 2015, em variação positiva de 0,34%.
Para o diretor de Operações do Metrô, Mário Fioratti, os dados “refletem efetivamente a queda na atividade econômica” de São Paulo, crendo ser isso um “resultado da crise, sem dúvida nenhuma. Nós estamos tendo diminuição de demanda nas Linhas 2 (Verde) e 5 (Lilás), coisa que nunca teve na história. Tivemos queda de fluxo, inclusive, aos sábados, que também está vinculada à atividade econômica”.
De acordo com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), meio milhão de pessoas perderam o emprego, na Grande São Paulo, entre abril de 2015 e abril deste ano. Apenas no Metrô, a média mensal de bilhetes especiais concedidos a desempregados cresceu 32%, passando de 4.676 para 6.169. Em 2014, o número de bilhetes que dão gratuidade de 90 dias para quem perdeu o emprego há mais de um mês era de 3.644 unidades.
Contas
A queda do número de passageiros tem impactos financeiros significativos para a empresa, que não recebe subsídios e depende de receitas próprias para se manter. A redução estimada de R$ 60 milhões corresponde a dois terços do prejuízo total de R$ 93,3 milhões que a companhia já registrou no balanço. O resultado foi agravado pela decisão da gestão Geraldo Alckmin (PSDB) de não pagar valores devidos à estatal de receitas vindas dos créditos de bilhete único gratuitos.
Segundo Fioratti, para equilibrar as contas, a companhia está reduzindo os gastos com custeio, renegociando contratos, parcelando o reajuste dos funcionários e vai lançar, no próximo mês de julho, um programa de demissão voluntária (PDV), que deve atrair pelo menos 300 empregados (3% do total).
Explicações
Especialistas em transportes concordam com a avaliação do Metrô sobre a queda de passageiros e apontam as causas para o mesmo não acontecer com os ônibus, “o passageiro que usa ônibus e metrô paga um valor de passagem. Mas, com o bilhete único, se o passageiro toma um segundo ônibus, a passagem é gratuita”, diz o consultor Flamínio Fishman.
Outro engenheiro de tráfego, Horácio Augusto Figueira destaca que o Metrô, há anos, opera saturado no pico, sem capacidade de absorver demanda, “já no caso dos ônibus, vêm ocorrendo, há alguns anos, mudanças de linhas, entrada de ônibus com ar-condicionado, elementos que podem ter atraído passageiros”, pontuou. Os especialistas, no entanto, não descartam que novos modelos de transporte possam ter contribuído para tirar passageiros dos trilhos.
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