Cristina Kirchner diz que aprofundou relação estratégica com a Rússia

  • Por Agencia EFE
  • 23/04/2015 12h35

Moscou, 23 abr (EFE).- A presidente argentina, Cristina Kirchner, afirmou nesta quinta-feira que a visita realizada a Moscou, na qual se reuniu com Vladimir Putin, aprofundou a relação estratégica entre Argentina e Rússia com a assinatura de importantes acordos de cooperação.

Com o comparecimento de ambos os líderes após a reunião no Kremlin, Cristina se referiu aos acordos como o da construção da represa de Chihuidos I por parte russa, assim como o memorando em matéria nuclear, ao mesmo tempo que ressaltou as coincidências em temas políticos internacionais.

“A participação russa na instalação de geração elétrica na Argentina não é nova. Mais de 4.400 megawatts do parque energético argentino são de origem russa, temos uma longa tradição” de cooperação neste terreno, destacou.

A presidente disse que tinha abordado com Putin assuntos de interesse internacional e que ambos reafirmaram “a necessidade de respeitar a multilateralismo encarnado pelas Nações Unidas”.

A presidente argentina expressou seu agradecimento à Rússia por apoiar a postura do país de defesa da soberania das ilhas Malvinas e a favor de que o “Reino Unido sente-se na mesa para negociar”.

Acerca da crise ucraniana, Cristina disse que ambos estiveram de acordo que “a diplomacia é o único caminho para resolver” os conflitos.

“Expressamos nossa condenação a todo tipo de ingerências externas em outros países”, ressaltou.

Segundo Cristina, as partes abordaram a possibilidade de concordar estratégias para buscar instrumentos que permitam o pagamento do comércio bilateral nas moedas nacionais de ambos países. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.