Croácia confirma que continuará enviando refugiados à fronteira da Hungria
O primeiro-ministro da Croácia, Zoran Milanovic, confirmou neste sábado (19) que, por enquanto, o país continuará a transportar os refugiados que chegam pela divisa com a Sérvia até a fronteira com a Hungria, informou a agência de notícias croata “Hina”.
“Obrigamos os húngaros a receber os refugiados, de modo que estamos os enviando para lá. Continuaremos fazendo isso”, disse o primeiro-ministro ministro durante uma visita ao centro de amparo aos refugiados em Beli Manastir, perto da fronteira entre Croácia, Sérvia e Hungria.
Enquanto isso, cerca de 4.000 refugiados cruzaram ilegalmente nas últimas 12 horas a fronteira da Croácia com a Hungria perto da cidade de Koprivnica, ao norte de Zagreb, segundo informações do portal de notícias croata “Index.hr”.
Os refugiados foram transportados em trens e ônibus até a cidade de Botovo vindos de Tovarnik, na fronteira com a Sérvia, afirma o “Index.hr”, citando fontes do serviço ferroviário croata.
Croácia, de verde, e Hungria, de laranja (Wikimedia commons)
Em Botovo, as autoridades croatas levam os imigrantes em direção às passagens fronteiriças não oficiais. Eles serão recebidos por vários policiais húngaros do outro lado da divisa e conduzidos até Gyekenyes, a cidade húngara mais próxima.
A Áustria recebeu nas últimas 10 horas quase 7.000 refugiados vindos da Hungria, que também foram transportados pelas autoridades húngaras até a fronteira austríaca.
De lá, as pessoas são levadas a outros pontos do país para seguirem viagem rumo à Alemanha, algo que já não funciona com tanta fluência devido aos controles na fronteira estabelecidos pelo governo da chanceler Angela Merkel.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.