Croácia e Eslovênia prorrogam até 2043 o uso da usina nuclear de Krsko

  • Por Agencia EFE
  • 21/07/2015 10h24

Zagreb, 21 jul (EFE).- Eslovênia e Croácia confirmaram que estenderão até 2043 o funcionamento da usina nuclear de Krsko, apesar de protestos por parte de organizações ambientalistas, informam nesta terça-feira os meios de comunicação locais.

“A central demonstrou que funciona com boa segurança operacional e resultados econômicos”, comentou o ministro esloveno de Infraestrutura, Peter Gaspercic, após conversar ontem com seu colega croata de Economia, Ivan Vrdoljak, informa hoje a emissora eslovena “Rtvslo”.

Krsko está situada na Eslovênia, a 40 quilômetros da fronteira com a Croácia, e começou a funcionar em 1984, quando os dois países, hoje coproprietários, faziam parte da antiga Iugoslávia.

Atualmente, a central fornece 25% da eletricidade consumida na Eslovênia e 15% da consumida na Croácia.

Em 2009, foi iniciado um procedimento para estudar o prolongamento do funcionamento da usina além da data inicial de fechamento de 2023.

As organizações “Ação verde” e “Fórum verde” protestaram, enquanto o Greenpeace advertiu que o prolongamento representa um perigo, sobretudo em caso de um grande terremoto.

Em 2008, aconteceu uma fuga de líquido de arrefecimento que provocou a emissão de um alerta em nível europeu, embora as autoridades tenham assegurado que não houve nenhuma emissão radioativa para o exterior ou para os funcionários da central e nem impacto sobre o meio ambiente.

Há dois anos, durante uma revisão geral, foi detectado um problema com as barras de urânio que alimentam o reator nuclear embora, de novo, as autoridades tenham assegurado que não houve efeitos para o meio ambiente e nem para os trabalhadores. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.