Croácia impede passagem de veículos sérvios devido à crise dos refugiados

  • Por Agencia EFE
  • 24/09/2015 07h21

Zagreb, 24 set (EFE).- A Croácia passou a impedir nesta quinta-feira a entrada em seu território de veículos com placas da Sérvia e também fechou durante várias horas a passagem para os cidadãos sérvios, em uma nova escalada da tensão entre os dois países devido à chegada em massa de refugiados do Oriente Médio.

O Ministério do Interior croata indicou que durante algumas horas, entre 2h e 8h55 locais (entre 21h de ontem 3h55 de hoje no horário de Brasília), a medida também foi aplicada a cidadãos sérvios por causa de “um colapso do sistema de computadores”, mas que agora só continua vigorando para os veículos com placas da Sérvia.

Passada a meia-noite de quarta-feira, a Sérvia fechou sua fronteira para a entrada de caminhões e mercadorias croatas em resposta ao bloqueio similar imposto pela Croácia para o trânsito de caminhões vindos do território sérvio.

Tal medida havia sido tomada por Zagreb para pressionar Belgrado a deixar de enviar todos os refugiados para seu território e mandar alguns para a Hungria.

O ministro do Interior da Croácia, Ranko Ostojic, confirmou hoje para vários meios de informação que a Croácia bloqueou na manhã de hoje a entrada de veículos com placas sérvias e detalhou que os cidadãos sérvios podem entrar.

A única exceção ao bloqueio de veículos são caminhões que transportam mercadorias perecíveis.

Ostojic disse que o bloqueio croata permanecerá em vigor até que a Sérvia suspenda sua medida em relação aos caminhões com mercadorias croatas.

O governo croata deu início a atual política de fechamentos fronteiriços ao bloquear na última segunda-feira a passagem de caminhões de carga vindos da Sérvia e condicionar o desbloqueio a que a Sérvia deixe de enviar para a Croácia todos os refugiados que chegam a seu território.

Ostojic advertiu na terça-feira de que a Sérvia deveria enviar parte dos migrantes também para a Hungria, já que, caso contrário, existe o risco de uma catástrofe humanitária na fronteira.

O fluxo de refugiados que vem desde o Oriente Médio, através da Turquia, Grécia e Macedônia, e seguia por Sérvia e Hungria, até que este último país fechou sua fronteira na semana passada, forçando os migrantes a desviar sua rota pela Croácia.

Desde então, mais de 45 mil refugiados entraram no país. A Croácia recebe os refugiados e os leva para a Hungria, desde onde seguem depois, primeiro rumo à Áustria, e depois para a Alemanha e outros países ricos da Europa. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.