Cruz Vermelha consegue para enviar material médico ao Iêmen
Sana, 6 abr (EFE).- O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) conseguiu permissão para levar ao Iêmen material médico, depois que há dois dias fez um apelo para um cessar-fogo humanitário de 24 horas para fornecer ajuda.
Segundo confirmou à Agência Efe a porta-voz do CICV no Iêmen, Marie Claire Feghali, poderão mandar a ajuda por via aérea à capital iemenita, Sana, embora ainda não sabem o dia exato, que poderia ser amanhã.
Feghali explicou que têm preparadas 48 toneladas de remédios, material sanitário, tendas de campanha e instrumentos para purificar água, entre outros.
A permissão demorou muito, segundo sua opinião, e veio após contatos com “várias partes internacionais”.
As autoridades sauditas e iemenitas foram as que deram a aprovação final.
A Arábia Saudita lidera a coalizão árabe que controla o espaço aéreo do Iêmen e que mantém há 12 dias uma operação militar de bombardeios aéreos contra os rebeldes houthis.
A porta-voz assinalou que estão esperando, além disso, a permissão para enviar pessoal médico em navio para a cidade de Áden, no sul do país e palco de duros combates entre os houthis e as forças leais ao presidente iemenita, Abdo Rabbo Mansour Hadi.
Em seu comunicado de dois dias atrás, o CICV denunciou que apesar dos intensos esforços e repetidos contatos com “ambos os lados”, não tinha sido ainda possível levar o pessoal e material sanitário necessário à região. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.