CS da ONU se reunirá para discutir pausa humanitária no Iêmen
Nações Unidas, 3 abr (EFE).- O Conselho de Segurança da ONU se reunirá de urgência neste sábado para analisar a possibilidade de que a coalizão árabe que intervém no Iêmen realize pausas humanitárias durante seus bombardeios aéreos.
O encontro, que será a portas fechadas e de caráter informal, vai acontecer às 11h (horário local, 12h de Brasília), segundo informou um porta-voz das Nações Unidas.
A sessão foi convocada a pedido da representação russa, que quer que se estabeleçam pausas humanitárias na campanha de ataques aéreos liderada pela Arábia Saudita, segundo informou em sua conta em Twitter.
Nos últimos dias, Moscou vem pedindo a todas as partes do conflito no Iêmen a cessação total das hostilidades e a volta à mesa de negociações.
“Ambas as partes devem cessar qualquer confronto armado e reiniciar as negociações. Não podemos permitir que a situação no Iêmen derive em um conflito armado entre os árabes e o Irã”, disse na quinta-feira em entrevista coletiva o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Aleksandr Lukashevich.
Enquanto isso, a coalizão árabe deu hoje mais um passo em sua intervenção, ao começar a armar as milícias leais ao presidente Abdo Rabbo Mansour Hadi, que não conseguem frear o avanço dos rebeldes houthis nem a entrada da Al Qaeda no atual conflito.
Vários paraquedas foram lançados por aviões dos países árabes que participam da campanha – Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Catar, Bahrein, Jordânia, Egito, Marrocos e Sudão – para fornecer armas leves, munição e remédios.
O conteúdo era destinado aos combatentes sunitas que lutam a favor de Hadi e seu governo na cidade sulina de Áden, onde o presidente e sua equipe estabeleceram sua sede e dirigiram a crise política nas semanas anteriores ao início da operação militar, na quinta-feira, dia 26 de março. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.