Cuba chega a 2 milhões de turistas internacionais 39 dias antes que em 2014

  • Por Agencia EFE
  • 11/07/2015 15h03

Havana, 11 jul (EFE).- Cuba chegou ontem à marca de dois milhões de visitantes internacionais até agora em 2015, um número que alcançou com 39 dias de adiantamento em relação a 2014, segundo dados do Ministério do Turismo divulgados neste sábado na imprensa local.

O dado, que os meios de comunicação oficiais qualificam de “encorajador”, representa um aumento do turismo internacional de 16% em comparação com ano anterior, com o Canadá como principal emissor de visitantes, seguido de Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Estados Unidos e Argentina.

Cuba espera terminar o ano com um novo recorde na chegada de visitantes estrangeiros, que em 2014 já superou os três milhões de turistas.

No último mês de maio, por exemplo, o aumento do turismo internacional foi de 21,1%, o maior incremento registrado nesse mês nos últimos 15 anos.

A tendência crescente do setor coincide com o degelo nas relações bilaterais entre Cuba e Estados Unidos, que no próximo dia 20 de julho reabrirão embaixadas e retomarão vínculos diplomáticos depois de mais de cinco décadas de inimizade.

Apesar de o turismo aberto à nação caribenha ainda não estar totalmente permitido para os norte-americanos, nos últimos meses se observou uma maior afluência de americanos à ilha após a flexibilização das restrições nas viagens a Cuba, decretada pelo presidente dos EUA, Barack Obama, em janeiro.

Embora não existam ainda registros oficiais sobre estas visitas, estimativas de economistas locais afirmam que poderiam ter aumentado em 20% nos últimos meses.

O turismo é a segunda fonte de receita para Cuba, atrás apenas da exportação de serviços profissionais. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.