Cuba e EUA decidem “manter a comunicação” após reunião em Havana

  • Por Agencia EFE
  • 17/03/2015 13h30

Havana, 17 mar (EFE).- Depois de se reunirem na segunda-feira para tentar resolver as últimas pendências antes da abertura de embaixadas, Cuba e Estados Unidos chegaram a um acordo para “manter a comunicação” no processo de restabelecimento das relações diplomáticas.

“Ao término do encontro (em Havana), que se desenvolveu em clima profissional, as duas delegações chegaram a um acordo para manter a comunicação no futuro como parte deste processo”, disse nesta terça-feira, em um breve comunicado de dois parágrafos, a Diretoria Geral para os EUA da Chancelaria cubana.

A nota ressalta que a reunião de ontem foi realizada para trocar pontos de vista sobre “temas específicos relacionados ao processo de restabelecimento das relações diplomáticas entre ambos os países”.

O encontro foi o mais sigiloso dos realizados até o momento entre os dois países, já que nenhuma informação sobre o conteúdo da reunião vazou. Cuba e EUA não convocaram coletivas de imprensa após o encontro.

Essa reunião foi considerada uma continuação da segunda rodada de contatos feita em Washington, no dia 27 de fevereiro, onde as partes focaram em questões técnicas para a reabertura das respectivas embaixadas, fechadas em 1961, quando os países romperam laços diplomáticos.

As equipes de negociação trabalham para que as embaixadas sejam reabertas o quanto antes, o que ambas as partes consideram um primeiro passo para o restabelecimento das relações. O governo dos EUA quer que a reabertura ocorra antes da Cúpula das Américas, que será realizada entre os dias 10 e 11 de abril, no Panamá. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.