Cuba e EUA dialogam em tom “relaxado e produtivo” sobre degelo diplomático

  • Por Agencia EFE
  • 22/01/2015 16h09

Havana, 22 jan (EFE).- Cuba e Estados Unidos dialogam em um ambiente de “respeito”, “relaxado” e “produtivo” os “passos práticos” para oficializar o restabelecimento de suas relações diplomáticas, processo que precisará de mais reuniões entre os dois países, além da que está sendo realizada nesta quinta-feira em Havana.

As delegações estão trocando propostas sobre “quais são esses passos”, segundo o subdiretor para os Estados Unidos da Chancelaria cubana, Gustavo Machín, que deu uma breve declaração para informar como está se desenrolando a primeira reunião oficial entre Cuba e os Estados Unidos sobre o degelo diplomático.

Sem entrar em detalhes sobre o conteúdo das negociações, Machín disse que o programa previsto está sendo cumprido e os diálogos transcorrem com “fluência”.

“Espero que continuemos trabalhando com este mesmo espírito”, afirmou o “número dois” da delegação cubana.

As discussões da primeira reunião da jornada estão focadas em questões logísticas para a reabertura de embaixadas, e depois serão debatidas possíveis áreas de cooperação bilateral, como a luta contra o narcotráfico e a prevenção de desastres naturais.

A delegação americana é liderada pela secretária de Estado adjunta para a América Latina, Roberta Jacobson; e a cubana pela diretora para os EUA do Ministério das Relações Exteriores, Josefina Vidal.

Cuba e Estados Unidos estão realizando hoje em Havana suas primeiras conversas oficiais para normalizar suas relações, após em 17 de dezembro os presidentes de ambos os países, Raúl Castro e Barack Obama, terem anunciado o restabelecimento de vínculos diplomáticos. EFE

sga-arj/dk

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.