Cuba e EUA tratarão temas migratórios em primeiro dia de diálogos em Havana
Havana, 21 jan (EFE).- Cuba e EUA iniciarão nesta quarta-feira em Havana suas primeiras conversas oficiais após o histórico anúncio do descongelamento diplomático, que se centrarão nos assuntos migratórios e na quinta-feira no restabelecimento de relações diplomáticas e na abertura de embaixadas.
Na rodada de diálogo migratório de hoje, a delegação cubana será liderada pela diretora para os EUA do Ministério das Relações Exteriores da ilha, Josefina Vidal; enquanto à frente dos funcionários americanos está o subsecretário para a América Latina do Departamento de Estado, Alex Lee.
Ambos já foram interlocutores em julho em Washington, na última rodada do diálogo migratório, um dos poucos intercâmbios oficiais que havia entre os dois países antes do anúncio do restabelecimento de seus vínculos diplomáticos em 17 de dezembro.
Esses funcionários americanos se encontram desde terça-feira em Havana enquanto a secretária dos EUA para a América Latina, Roberta Jacobson, chegará hoje à ilha para participar na quinta-feira da primeira reunião oficial sobre a normalização de relações entre ambos países, que romperam vínculos diplomáticos em 1961.
Jacobson, que já esteve em Cuba em 2011, mas que então tinha um cargo de menor responsabilidade, se transformará assim na representante do governo americano de mais alta categoria que visita a ilha em várias décadas.
Cuba espera sustentar um diálogo “sério e “construtivo” com os Estados Unidos nestas conversas, segundo disseram fontes da Chancelaria cubana a meios de comunicação locais.
“Estamos dispostos a iniciar uma troca séria entre estados soberanos, com o devido acatamento dos princípios de não ingerência nos assuntos internos e da observância da soberania nacional das duas nações”, manifestou na terça-feira a fonte.
As conversas entre Havana e Washington chegam precedidas do discurso sobre o Estado da União pronunciado na véspera pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que disse que o Congresso americano deve começar “este ano” a levantar o embargo comercial a Cuba.
Os diálogos entre Cuba e EUA que começam hoje ocorrerão no Palácio de Convenções de Havana. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.