Cuba prevê aumento de 800 mil linhas de telefonia celular em 2015
Havana, 18 dez (EFE).- Cuba prevê para 2015 um aumento de 800 mil linhas de telefonia celular, um dos serviços mais dinâmicos das telecomunicações na ilha, onde existem 3,7 milhões de linhas fixas e celulares.
A Empresa de Telecomunicações de Cuba (Etecsa), que controla o setor, anunciou que as previsões para o próximo ano incluem 800 mil novas linhas móveis, 300 mil fixas e 1.300 “serviços públicos”.
A Etecsa divulgou as previsões em um relatório apresentado hoje na Assembleia Nacional, que desde terça-feira está reunida em comissões de trabalho anteriores a sua segunda e última sessão ordinária do ano, que acontecerá amanhã.
Segundo dados da empresa, atualmente Cuba possui com 3.706.292 de linhas fixas e móveis e tem uma densidade telefônica nacional de 33,06 linhas para cada 100 habitantes.
Em 2012 a ilha tinha uma cobertura de telefonia celular de 85,3%, serviço que cresceu consideravelmente a partir de 2008, quando o governo de Raúl Castro permitiu aos cubanos o acesso livre a esse tipo de telefonia.
Outros dados divulgados hoje mostram que “até o momento há 98,44% de digitalização no território nacional”, segundo a Agência de Informação Nacional.
Os deputados cubanos elogiaram a aprovação de licenças para agentes de telecomunicações, uma das atividades à qual o governo deu sinal verde dentro do setor privado.
Os parlamentares também “transmitiram a irritação de centenas de cidadãos com relação à pouca oferta de dispositivos móveis e fixos com preços mais acessíveis”. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.