Cuba promove evento de cibersegurança perante expansão tecnológica

  • Por Agencia EFE
  • 14/02/2015 18h50
  • BlueSky

Havana, 14 fev (EFE).- Cuba realizará na próxima semana sua primeira Oficina Nacional de Informatização e Cibersegurança, uma iniciativa que reunirá centenas de especialistas do setor para definir “políticas” perante o cenário de expansão de novas tecnologias e conectividade previsto para a ilha.

“A ideia deste processo é estimular a análise coletiva sobre as capacidades institucionais e o potencial humano e tecnológico com que conta o país para garantir uma informatização segura da sociedade”, anunciou a vice-reitora da Universidade das Ciências Informáticas de Cuba, Ailyn Febles, em entrevista ao portal oficial “Cubadebate”.

O encontro vai acontecer em Havana entre os dias 18 e 20 de fevereiro e pretende envolver quase 50% dos especialistas cubanos do setores público e privado, para debater temas como “governo eletrônico”, “segurança informática” e “economia e legalidade”.

Além disso, apresentará detalhes do início de um processo de “constituição de uma nova organização social” que agrupará os profissionais vinculados às tecnologias da informação e a comunicação.

“A reunião será um espaço inclusivo para a definição coletiva da política que o país adotará neste cenário”, disse Ailyn Febles.

Cuba, país que tem as taxas de acesso à internet mais baixas do mundo, enfrenta atualmente um de seus maiores desafios na melhora das telecomunicações, um processo que poderia ser facilitado no novo marco de normalização das relações com os Estados Unidos.

Depois de reatarem laços diplomáticos em dezembro, os Estados Unidos anunciaram uma série de medidas para aliviar o bloqueio econômico a Havana, incluindo facilidades para o acesso a infraestrutura informática que melhore o acesso à rede.

Cuba, que culpa de seu atraso tecnológico a essa política de bloqueio vigente desde 1962, manifestou disposição para receber empresas americanas do setor para “explorar possibilidades de negócios benéficos para ambas as partes”. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.