Cubanos já podem alugar casas e estabelecimentos de imobiliárias do governo
Havana, 22 jan (EFE).- A partir de agora os cubanos poderão alugar casas e estabelecimentos comerciais através das agências imobiliárias estatais, que até hoje só atendiam entidades e empresas nacionais e firmas e cidadãos estrangeiros, informaram nesta quarta-feira fontes oficiais.
Em uma resolução divulgada nesta quarta-feira pela Gazeta Oficial do país, o governo de Raúl Castro elimina assim a restrição que impedia os cubanos de nascença acessarem os serviços das imobiliárias.
Os cidadãos da ilha agora poderão, através dessas entidades, alugar imóveis para usar como moradia, escritórios e estabelecimentos comerciais. A resolução oficial especifica que os cubanos não poderão utilizar esses espaços para instalar “escolas internacionais, agências de imprensa e ONGs”.
O jornal “Juventud Rebelde” publicou hoje que a suspensão dessa proibição de acesso às imobiliárias oficiais parece pensada para favorecer o trabalho privado e as novas formas de economia não estatal impulsionadas no plano de reformas que há realizado nos últimos anos o presidente Raúl Castro para “atualizar” o modelo socialista do país.
No que diz respeito ao setor imobiliário, esse plano de reformas permitiu desde o fim de 2011 que os cubanos consigam vender e comprar casas entre particulares, acabando com uma proibição de décadas. EFE
sam/tr
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.