Cúpula de Lima se estende mais um dia para tentar salvar um acordo

  • Por Agencia EFE
  • 13/12/2014 07h29

Lima, 14 dez (EFE).- O ministro do Meio Ambiente do Peru, Manuel Pulgar Vidal, convocou o Plenário da Cúpula de Mudança Climática de Lima nesta madrugada para instar os negociadores a fechar um texto que permita adotar algum tipo de decisão oficial na próximas horas.

O texto final, que a presidência peruana da Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP 20, quer aprovar, está estagnado desde sexta-feira em um par de pontos, que fundamentalmente seguem tendo a ver com manter ou não a diferenciação entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, e com o financiamento.

Fontes da negociação informaram à Agência Efe que a cúpula, que deveria ter concluído ontem, se estenderá previsivelmente até o meio-dia desse sábado tentando salvar um acordo mínimo que terá que melhorar durante o ano até chegar à próxima cúpula em Paris.

A COP20 de Lima é realizada desde 1º de dezembro com a presença de 10.300 delegados de 195 países para estabelecer os fundamentos do novo acordo global sobre a mudança climática que será aprovado em 2015 em Paris e que substituirá o Protocolo de Kioto a partir de 2020. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.