Cúpula do Mercosul apresentará relatório sobre avanços na negociação com a UE

  • Por Agencia EFE
  • 28/07/2014 19h44

Caracas, 28 jul (EFE).- A 46ª Cúpula Presidencial do Mercosul que será realizada amanhã em Caracas incluirá em sua agenda um relatório sobre o avanço do tratado de livre-comércio com a União Europeia, proposta negociada pelos blocos há mais de dez anos.

“Parte da agenda é a incorporação do Estado Plurinacional da Bolívia e o relatório dos avanços do tratado de comércio com a UE”, afirmou nesta segunda-feira a jornalistas o chanceler venezuelano Elías Jaua ao fim da reunião preliminar de ministro das Relações Exteriores do bloco.

A proposta de um acordo de livre-comércio entre a União Europeia e o Mercosul foi arduamente negociada pelos blocos desde 1999 e, embora sem sucesso, tanto um como o outro manifestaram uma firme disposição a iniciar o processo.

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, disse em Brasília no último dia 17 de julho que “a União Europeia e o Mercosul estão namorando há 15 anos” e comentou: “Não será o momento de oficializar essa relação? Estou convencido que sim”.

Segundo Barroso, “estudos independentes demonstram que um acordo com a UE representaria para os países do Mercosul um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da ordem de US$ 5 bilhões e um aumento de suas exportações para a Europa próximo a 40%”.

As negociações começaram no final de 1999, mas o diálogo se estagnou até 2010 e desde que foi retomado avançou com grande lentidão. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.