CÚPULA IBERO-AMERICANA

  • Por Agencia EFE
  • 03/12/2014 19h32

Por ocasião da cúpula de chefes de Estado e de Governo dos países de América Latina, Espanha, Portugal e Andorra, que será realizada nos próximos dias 8 e 9 em Veracruz (México), a Agência Efe envia hoje uma série especial de matérias com os seguintes conteúdos:.

None

REUNIÃO – Madri – A Cúpula de Veracruz entrará para a história como a última de caráter anual dos líderes ibero-americanos e marcará o começo de um processo de renovação que pretende transformar o fórum em um instrumento mais concreto destinado à cooperação cultural, educativa e para a inovação. Por Jesús García Becerril.

None

ANFITRIÃO – Cidade do México – A 24ª Cúpula Ibero-Americana, que vai ocorrer entre 8 e 9 de dezembro em Veracruz, é considerada uma oportunidade pelo México para reforçar sua liderança regional, mas chega em um momento delicado para o presidente Enrique Peña Nieto em função do desaparecimento dos 43 estudantes em Guerrero, o que causou um forte queda em sua popularidade. Por Raúl Cortés.

None

A.LATINA – Bogotá – A América Latina chega à 24ª Cúpula Ibero-Americana sem um líder claro, com poucas mudanças no equilíbrio de forças com relação à anterior e situações políticas complexas em alguns países, especialmente no anfitrião, México. Por Ana Mengotti.

None

ECONOMIA – Rio de Janeiro – Os chefes de Estado e de Governo de região ibero-americana se reúnem na próxima semana em momentos em que vários de seus países têm pela frente “tempos difíceis” em nível econômico, com uma forte desaceleração no Brasil e a crise rondando Venezuela e Argentina. Por Carlos A. Moreno.

None

SEDE – Veracruz – Parte importante da história das navegações, a “heroica” cidade de Veracruz, primeira morada de Hernán Cortés no lugar que hoje é o México e reconhecido reduto de luta contra as invasões espanhola, francesa e americana, acolherá com o calor de sua gente a 24ª Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo.

None

INTEGRAÇÃO – Redação Central – As cúpulas ibero-americanas, que a partir da que será realizada em Veracruz (México) nos próximos dias 8 e 9, mudarão sua periodicidade para bienal, serviram para garantir a integração e cooperação ao longo de suas 23 edições. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.