Cúpula Ibero-Americana começa objetivando renovação
Veracruz (México), 8 dez (EFE).- A 24ª Cúpula Ibero-Americana de chefes de Estado e de governo foi inaugurada nesta segunda-feira na cidade mexicana de Veracruz com o objetivo de culminar a transformação deste fórum, que a partir de agora será bienal.
Sob o lema “Educação, Cultura e Inovação”, os líderes de América Latina, Espanha e Portugal, abriram sua última cúpula anual. Essa é a primeira com a participação do rei Felipe VI como chefe de estado da Espanha.
Após uma apresentação musical, a reunião começou com o discurso da nova Secretária-Geral Ibero-Americana (Segib) e ex vice-presidente da Costa Rica, Rebeca Grynspan, que agradeceu ao governo do México o trabalho desenvolvido e o trabalho a favor do “fortalecimento da região ibero-americana”.
“Este mundo não é feito para andar sozinho, é feito para andar acompanhado. Estamos aqui para complementar não para concorrer. Não queremos substituir a integração latino-americana, mas complementá-la”, disse ela, para encorajar os países a reunir esforços neste momento de mudança e renovação do fórum, que começou sua caminhada em 1991 em Guadalajara, também no México.
A cúpula começou com a ausência de alguns presidentes, como os de Bolívia, Venezuela, Nicarágua e de Cuba, que se somaram às anunciadas previamente do Brasil e da Argentina. EFE
mlg/cdr
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.