Curdos avançam pelo norte de Al Raqqah, reduto do EI na Síria

  • Por Agencia EFE
  • 09/06/2015 09h44

Beirute, 9 jun (EFE).- As forças curdas estão avançando pelo norte da província de Al Raqqah, reduto do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), onde enfrentam os combatentes radicais, informaram nesta terça-feira ativistas.

“As Unidades de Proteção do Povo (milícias curdo sírias) estão agora a menos de 10 quilômetros da estratégica cidade de Suluk, dentro de Al Raqqah e controlada pelo EI”, disse à Agência Efe por telefone o ativista curdo sírio Abdelazim Mahmoud Yunis.

A fonte explicou que Suluk está a 17 quilômetros da passagem fronteiriça de Tel Abiad, a principal cidade entre Al Raqqah e Turquia, e na faixa de território que separa as regiões da “Al Jazeera” e Kobani, dois dos principais enclaves curdos da Síria.

Yunis acrescentou que as Unidades de Proteção do Povo estão se coordenando com a coalizão internacional, liderada pelos EUA, que está bombardeando posições dos jihadistas nas proximidades de Suluk.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos precisou que os soldados curdos tomaram hoje com o controle da cidade de Tel Abdullah, a 8 quilômetros de Suluk.

A ONG destacou que este avanço ocorre em paralelo ao progresso dos curdos pelo noroeste de Al Raqqah, desde Kobani.

Por outro lado, várias pessoas ficaram feridas hoje em um atentado cometido por um suicida contra um quartel das “Asayish” (forças do Interior curdas) na cidade de Al Qahtaniya, no nordeste da província de Al Hasaka.

O Observatório disse que há informações não confirmadas que uma pessoa pode ter falecido neste ataque, que não foi reivindicado por nenhum grupo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.