Curdos recuperam controle de 50 povoados na periferia de Kobani

  • Por Agencia EFE
  • 04/02/2015 17h11

(Corrige título, lead e revisa do quarto ao nono parágrafos)

Beirute, 4 fev (EFE).- As forças curdas recuperaram o controle de 50 povoados na periferia da cidade curdo-síria de Kobani, na fronteira com a Turquia, durante os últimos nove dias, informou nesta quarta-feira o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Segundo a ONG, as Unidades de Proteção do Povo – milícias curdas sírias – prosseguem seu avanço frente aos combatentes do grupo radical Estado Islâmico (EI) pelos arredores de Kobani, sem que os extremistas estejam apresentando resistência alguma.

No último dia 26, os soldados curdos expulsaram totalmente os radicais de Kobani.

Em comunicado em seu site, as Unidades de Proteção do Povo informaram hoje que ontem suas forças lançaram várias operações ao sul e ao leste da cidade, onde recuperaram o controle de várias localidades e tomaram armamentos dos extremistas.

O EI iniciou em 16 de setembro uma ofensiva para tomar o controle de Kobani, localizada no norte da província de Aleppo, no norte da Síria. Durante as primeiras semanas, os jihadistas avançaram rapidamente e tomaram mais de 100 povoados da periferia, além de invadir a cidade, onde conquistaram mais da metade de seu território.

A situação foi revertida com a entrada, no final de outubro, de “peshmergas”, forças curdas que foram defender a população com armas pesadas.

A combinação dos bombardeios da coalizão internacional liderada pelos EUA contra alvos do EI em Kobani e os ataques com armamento pesado dos soldados curdos conseguiram mudar o equilíbrio de forças no terreno.

Kobani é um dos três principais enclaves curdos da Síria, junto com Afrin, em Aleppo, e Al Jazeera, em Al Hasaka. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.