Curdos tomam do EI controle de cidade próxima a fronteira com Turquia

  • Por Agencia EFE
  • 27/07/2015 09h21

Beirute, 27 jul (EFE).- As forças curdo-sírias tomaram nesta segunda-feira do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) o controle da cidade de Serin, no nordeste da província síria de Aleppo, próxima a fronteira com a Turquia.

As Unidades de Proteção do Povo, milícias curdo-sírias, apoiadas por combatentes de facções rebeldes e com a cobertura dos aviões da coalizão internacional, expulsaram o EI de Serin após 20 dias de enfrentamentos, indicou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Esta era a última cidade nas mãos dos jihadistas na margem oriental do rio Eufrates, no nordeste de Aleppo.

Enquanto isso continuam os combates na periferia de Serin.

Os soldados curdo-sírios controlam a margem oriental do rio Eufrates de Serin até a fronteira com a Turquia, e o território que se estende da estrada que liga Aleppo a província síria de Al Hasaka pelo rio, que separa Síria e Iraque.

Até o momento, o Observatório não pôde checar o número de vítimas dos combates em Serin.

As proximidades de Serin foram alvo ontem da artilharia turca através de sua fronteira, que atacou posições das Unidades de Proteção do Povo perto desta cidade e em Zur Magar, onde quatro pessoas ficaram feridas.

Na madrugada de sexta-feira a Turquia iniciou uma ofensiva aérea contra posições do EI no norte da Síria, que um dia depois ampliou contra o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) na porção norte do Iraque. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.