Dalai lama celebra seu aniversário rodeado da comunidade tibetana na Índia

  • Por Agencia EFE
  • 21/06/2015 17h27

Nova Délhi, 21 jun (EFE).- O dalai lama celebrou neste domingo seu 80º aniversário pelo calendário tibetano, já que pelo gregoriano o completará em 6 de julho, rodeado pela comunidade de exilados com a qual convive há quase seis décadas no norte da Índia, informou à Agência Efe uma fonte do governo do Tibete no exílio.

“É celebrado no quinto dia do quinto mês lunar”, disse um porta-voz da Administração Central Tibetana, o governo no exílio, Tsering Wangchuk, sobre os atos realizados na cidade indiana de Dharamsala, onde o dalai lama se exilou em 1959 após a revolta no Tibete contra a China comunista.

Os atos começaram “com uma prolongada oração, especial para a ocasião, no templo principal de Dharamsala” para os budistas, à qual se seguiu “uma cerimônia oficial no pátio, com danças tradicionais e cânticos” dos monges, afirmou este porta-voz.

Da cerimônia participou o vice-ministro de Turismo indiano, Mahesh Sharma, e o chefe de governo do estado de Himachal Pradesh, onde se encontra Dharamsala, Virbhadra Singh, destacou Wangchuk.

As atividades continuarão amanhã e na terça-feira com bailes típicos, uma exposição fotográfica e apresentações de livros.

O líder espiritual celebrará seu aniversário pelo calendário gregoriano no dia 6 de julho na Cúpula Global da Compaixão na cidade californiana de Irvine, durante uma viagem pelos Estados Unidos que o levará depois a Nova York, onde dará aulas de técnicas de meditação no dia 9.

No dia seguinte participará em cerimônia religiosa e em um ato público de gratidão ao líder budista, organizado pelas Associações de Tibetanos da América do Norte. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.