Dalai lama polemiza ao falar que possível sucessora deveria ser “atraente”

  • Por Agencia EFE
  • 23/09/2015 20h13

Londres, 23 set (EFE).- O dalai lama, líder espiritual tibetano, causou polêmica no Reino Unido com declarações nas quais sustentou que, se sua sucessora fosse uma mulher, esta deveria ser fisicamente “atraente”.

“Se vem uma mulher dalai lama, então essa mulher deve ser muito atraente, de outro modo não serve muito”, afirmou o dalai lama em tom jocoso em uma entrevista à emissora pública “BBC”.

“É verdade”, insistiu o líder espiritual quando o apresentador lhe perguntou se estava falando “de brincadeira”.

Na mesma entrevista, divulgada no site da “BBC” esta semana e repercutida nesta quarta-feira pelo jornal “The Telegraph”, o dalai lama havia afirmado antes que a decisão de escolher seu sucessor deve ser tomada pelo “povo do Tibete” e ressaltou que o próximo líder espiritual poderia ser uma mulher.

“Por que não? As mulheres, biologicamente, têm mais potencial para mostrar afeto e compaixão. Por esse motivo, no mundo atual, com tantos problemas, acredito que as mulheres deveriam exercer um papel mais importante”, considerou.

O dalai lama, de 80 anos, iniciou na semana passada uma visita ao Reino Unido durante a qual insistiu que a instituição que representa não deve continuar se o povo tibetano não a considerar relevante.

No início de setembro, o governo chinês publicou um documento sobre o Tibete no qual defende seu direito no que se refere à escolha do próximo dalai lama. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.