Daniel Scioli mantém vantagem para eleições presidenciais, dizem pesquisas

  • Por Agencia EFE
  • 30/08/2015 22h39
  • BlueSky

Buenos Aires, 30 ago (EFE).- O candidato kirchnerista à presidência da Argentina, Daniel Scioli, mantém sua vantagem sobre os aspirantes opositores para as eleições de 25 de outubro, segundo duas pesquisas divulgadas neste domingo nos jornais locais.

Scioli, que obteve 38,5% dos votos nas primárias de 9 de agosto, continua liderando as intenções para as próximas eleições gerais, embora os números ainda não lhe garantam a possibilidade de vencer no primeiro turno.

De acordo com a empresa de consultoria Management & Fit, 39,3% dos entrevistados responderam que votarão no governador da província de Buenos Aires. Já Mauricio Macri, conservador prefeito portenho e candidato da opositora coalizão Mudemos, tinha 31,2% das intenções de voto. Em terceiro lugar ficou o peronista dissidente Sergio Massa, que alcançava 18,3%. A pesquisa foi realizada com 2.400 pessoas e publicada no jornal “Clarín”.

Por outro lado, para a empresa de consultoria Aresco, a fórmula governista alcançaria 40,5% dos votos em outubro, enquanto o candidato de Mudemos conseguiria 30,3% de intenções de voto. Ao todo, 4.156 cidadãos foram entrevistados em todo o país. As perguntas foram feitas por telefone, em estações de trem e em regiões pobres. Essa pesquisa, publicada no jornal “Página/12”, é a mais otimista com relação à possibilidade de Scioli vencer no primeiro turno.

Na Argentina, para ser eleito presidente no primeiro turno é necessário obter 45% dos votos ou mais de 40% com uma diferença de dez pontos sobre o segundo candidato mais votado.

Após 12 anos de kirchnerismo no poder, o país realizará eleições presidenciais em 25 de outubro, enquanto um eventual segundo turno aconteceria em 22 de novembro. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.