David Cameron se torna primeiro chefe de governo britânico a visitar o Vietnã

  • Por Agencia EFE
  • 29/07/2015 11h39

Bangcoc, 29 jul (EFE).- David Cameron se tornou nesta quarta-feira o primeiro chefe de governo britânico a visitar o Vietnã, após chegar a Hanói em uma viagem destinada a impulsionar a relações comerciais entre ambas nações.

Cameron, que viajou acompanhado por três ministros e uma delegação empresarial, se reunirá com seu colega vietnamita, Nguyen Tan Dung, e efetuará visitas de cortesia ao presidente do país, Truon Tan Sang, e ao secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã, Nguyen Phu Trong.

Ambos governantes abordarão a cooperação em defesa, ciência, tecnologia, finanças, investimento e educação, assim como o apoio em fóruns e organizações internacionais, segundo o meio local “Tuoi Tre News”.

O Reino Unido é o principal parceiro comercial do Vietnã com a União Europeia (UE), com uma troca de cerca de US$ 4,5 bilhões em 2014, segundo dados vietnamitas.

O investimento direto britânico no Vietnã é de quase US$ 3,2 bilhões em 206 projetos.

Após as reuniões oficiais em Hanói, Cameron viajará para Ho Chi Minh (antiga Saigon), no sul e o principal centro financeiro do país.

Ali, visitará a Bolsa de Valores, o edifício Bitexco Financial Tower e do departamento de Ciência e Tecnologia da Prefeitura.

Uma delegação de 30 empresários viaja com Cameron, entre eles representantes de companhias como Airbus UK, Rolls-Royce, Surrey Satellite Technology, Weir Group e UK Higher Education International Unit.

O Vietnã é a terceira escala da viagem que o primeiro-ministro do Reino Unido realiza pelo Sudeste Asiático, que o levou primeiro à Indonésia e Cingapura e que terminará na Malásia. EFE

zm+/ff

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.