De fazer chorar: preço da cebola subiu 155% apenas em 2015
Nós do De Olho no Preço estamos também, claro, de olho no inflação. E observando os últimos índices divulgados pelo IBGE, um ítem se destaca, um bulbo, para ser específico: a CEBOLA.
É isso mesmo, segundo dados do IPCA, o produto acumula uma alta de nada mais nada menos que 155% só no ano de 2015, em sete meses de levantamento.
No índice mais atualizado, divulgado na semana passada, a cebola teve uma das maiores altas entre os alimentos, de 2,85%.
Pra piorar, tem sempre aquela diferença absurda de preços de um lugar pra outro. A cotação da CEAGESP indica que o quilo está a R$ 3,25.
Mas em supermercados mais sofisticados de São Paulo, você encontra o quilo da cebola a R$ 9,90.
E não adianta. Todo mundo nas ruas já sabe quem é a vilã da inflação. Mas é difícil substituir esse alimento no dia-dia, como constatou a produtora Pamela Passarela. (Ouça os depoimentos no áudio acima)
Pois é, essa última pessoa está bem informada. De fato, o preço da cebola subiu menos em julho do que havia subido em junho.
Mas, de longe, continua sendo o ítem que mais pesou no bolso. Em segundo lugar, está o feijão mulatinho com alta de 35%.
Como explicar essa alta? A culpa é de São Pedro. O excesso de chuvas no sul do país derrubou a produção nacional de cebolas.
Em vários estados, o produto comercializado vem do Nordeste ou da Argentina e ai os preços vão às alturas.
Tem muita gente aprendendo a fazer agora molho de cebola para substituir. Afinal, o legume inteiro na verdade tá valendo ouro.
Informações do repórter Victor LaRegina
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.