De fazer chorar: preço da cebola subiu 155% apenas em 2015

  • Por Jovem Pan
  • 14/08/2015 09h25
Montagem - Silvio Luiz/ JP De Olho no Preço - cebola

Nós do De Olho no Preço estamos também, claro, de olho no inflação. E observando os últimos índices divulgados pelo IBGE, um ítem se destaca, um bulbo, para ser específico: a CEBOLA.

É isso mesmo, segundo dados do IPCA, o produto acumula uma alta de nada mais nada menos que 155% só no ano de 2015, em sete meses de levantamento.

No índice mais atualizado, divulgado na semana passada, a cebola teve uma das maiores altas entre os alimentos, de 2,85%.

Pra piorar, tem sempre aquela diferença absurda de preços de um lugar pra outro. A cotação da CEAGESP indica que o quilo está a R$ 3,25.

Mas em supermercados mais sofisticados de São Paulo, você encontra o quilo da cebola a R$ 9,90.

E não adianta. Todo mundo nas ruas já sabe quem é a vilã da inflação. Mas é difícil substituir esse alimento no dia-dia, como constatou a produtora Pamela Passarela. (Ouça os depoimentos no áudio acima)

Pois é, essa última pessoa está bem informada. De fato, o preço da cebola subiu menos em julho do que havia subido em junho.

Mas, de longe, continua sendo o ítem que mais pesou no bolso. Em segundo lugar, está o feijão mulatinho com alta de 35%.

Como explicar essa alta? A culpa é de São Pedro. O excesso de chuvas no sul do país derrubou a produção nacional de cebolas.

Em vários estados, o produto comercializado vem do Nordeste ou da Argentina e ai os preços vão às alturas.

Tem muita gente aprendendo a fazer agora molho de cebola para substituir. Afinal, o legume inteiro na verdade tá valendo ouro.

Informações do repórter Victor LaRegina

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.