De Guindos afirma que Espanha crescerá cerca de 1% em 2014

  • Por Agencia EFE
  • 28/01/2014 09h08

Bruxelas, 28 jan (EFE).- O ministro de Economia da Espanha, Luis De Guindos, afirmou nesta terça-feira que o país crescerá em torno de 1% neste ano, acima das estimativas iniciais do governo de aumento do PIB de 0,7%, e que o desemprego também se reduzirá mais do que o previsto.

A melhoria registrada ao longo do ano passado, disse De Guindos ao chegar na reunião de ministros de Economia e Finanças da União Europeia (UE), permitiu iniciar 2014 “melhor do que tínhamos inicialmente previsto”, explicou o ministro.

“Isso é algo que está aí, que é uma realidade”, disse De Guindos. O ministro afirmou que o governo espanhol adotará oficialmente estas estimativas no final de abril, quando o programa de estabilidade do país for atualizado.

De Guindos afirmou também que a taxa de desemprego, de 26,03% no final de 2013, evoluirá igualmente de uma maneira mais favorável do que inicialmente estimada.

“O mesmo ocorre do ponto de vista do desemprego líquido. Já no quadro macroeconômico do orçamento anterior, em termos de Pesquisa de População Ativa (EPA), havia crescimento líquido de emprego, mas não em termos de contabilidade nacional”, explicou o ministro. EFE

“O que já falei no Parlamento é que em termos de EPA se melhorará a cifra dada anteriormente e teremos uma cifra positiva no quadro macroeconômico em termos de criação de emprego, segundo a contabilidade nacional”, acrescentou. mtm/dk

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.