De olho na Copa, Marinha reforça segurança marítima no país com megaoperação

  • Por Agencia EFE
  • 20/02/2014 19h03

Rio de Janeiro, 20 fev (EFE).- Cerca de 30 mil militares e 600 embarcações participam atualmente da operação “Amazônia Azul”, que tem o objetivo de garantir a segurança marítima do país e cuja coordenação também serve de preparação para a Copa do Mundo.

Assim o informou o capitão de corveta Claudio Pereira de Costa, comandante de uma das embarcações que participam da operação no litoral do Rio e do Espírito Santo.

Dentro desta megaoperação da Marinha brasileira, que também inclui as águas interiores, foram inspecionadas 300 embarcações desde a última segunda-feira no Rio de Janeiro, onde 11 das quais foram obrigadas a se apresentar perante as autoridades navais por causa de alguma irregularidade.

“A operação tem a finalidade de fiscalizar qualquer irregularidade que possa ocorrer dentro das águas jurisdicionais brasileiras”, resumiu o capitão Costa.

Esta é a primeira vez que a marinha brasileira mobiliza todos os meios em uma operação deste tipo, mas, segundo o oficial, a atividade desenvolvida é “basicamente” a mesma que costumam realizar durante o ano. A diferença, segundo Costa, “é que agora todos os meios estão mobilizados no mesmo período de tempo”.

Entre as irregularidades mais frequentes, destacam embarcações com documentação irregular ou sem autorização para operar dentro das águas brasileiras, apesar da operação também focar nos crimes de contrabando, tráfico de drogas e tráfico ilegal de pessoas.

Embora tenha um âmbito muito maior que a Copa do Mundo, já que a operação também se desenvolve em locais onde não haverá jogos, essas manobras servirão de preparação para o grande evento esportivo, que será realizado entre os dias 12 de junho e 13 de julho de 2014.

“Será um treino, especialmente para a coordenação com organismos regionais e municipais”, explicou o capitão.

Esta coordenação inclui as três corporações policias (federal, militar e civil), os responsáveis pela segurança marítima e os membros de elite destes organismos.

A operação, coordenada pelo Comando de Operações Navais e que se prolongará até o próximo dia 22, também contará com ações de vigilância e inspeção naval nos rios e lagos, o que inclui a bacia do Rio Amazonas.

Também prevê operações especiais de fuzileiros navais destinadas a garantir a segurança dos portos, das plataformas petrolíferas e dos terminais portuários de interesse do país. EFE

gdl/fk

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.