“De Olho no Preço” do almoço de páscoa: bacalhau e ovos de chocolate caríssimos

  • Por Victor LaRegina / Jovem Pan
  • 02/04/2015 09h29
Silvio Luiz/ Jovem Pan De Olho no Preço - Páscoa: chocolate e bacalhau

O De Olho no Preço está em clima de Páscoa. O almoço de páscoa do brasileiro neste ano está 25% mais caro, de acordo com pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A estimativa é de alta de 40% do preço do bacalhau, pressionado tanto pela inflação quanto pelo dólar.

Lugar tradicional para comprar bacalhau, o Mercado Municipal de São Paulo (Mercadão) abriga uma loja, o Empório Bacalhau Brasil, que vende o peixe a R$ 110,00 o quilograma.

Fernando da Costa Borges, da loja, disse que “não esperava o aumento do dólar tão violento, que afetou diretamente o fornecimento do bacalhau e de outras mercadorias importadas”. “Os preços estão altos, as vendas estão baixas, bem aquém daquilo que esperávamos”, disse.

Mesmo as alternativas, como peixes frescos, estão caras, alerta Fernando.

Há que se tomar cuidado para não levar “gato por lebre”. É importante saber que existem o bacalhau legítimo, Gadus Morhua, e outros peixes tipo bacalhau.

Os ovos de páscoa, por sua vez, são bem mais caros do que barras de chocolate, em quantidade. No chocolate Batom, a diferença é de 231%.

Questionada, Rachel Sheherazade disse que comprou dois ovos de páscoa pequenos sem brinquedinhos para seus filhos, mas comeu o ovo de uma das crianças e terá que dividir o outro entre os dois. Era um ovo de chocolate cheio de confetes, que a comentarista recomenda.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.