De Wannsee ao fim de Auschwitz: do extermínio planificado a sua concretização

  • Por Agencia EFE
  • 27/01/2015 06h27

Ex-prisioneiro Miroslaw Celka visita a prisão de Auschwitz no aniversário de 70 anos de libertação do campo de concentração nazista na Polônia

EFE/Andrzej Grygiel Ex-prisioneiro visita a prisão de Auschwitz 70 anos depois da libertação do campo de concentração nazista na Polônia

Entre a Conferência de Wannsee, que tramou a “solução final”, e a libertação do campo nazista de Auschwitz, em 27 de janeiro de 1945, transcorreram três anos nos quais o Terceiro Reich executou um genocídio sem precedentes, orquestrado com mentalidade burocrática e com o objetivo de assassinar 11 milhões de judeus.

“É impossível mensurar o que nos horroriza mais: os planos traçados pelo nazismo ou como foram implementados na realidade”, afirmou a ministra de Cultura da Alemanha, Monika Grutters, no dia 20 de janeiro, data do 23º aniversário da Conferência de Wannsee.

Já os prisioneiros remanescentes de Auschwitz foram libertados há 70 anos, quando as tropas soviéticas chegaram ao local.

“É preciso desenvolver uma cultura da lembrança efetiva. Quem sabe onde estaremos os poucos sobreviventes que restamos no próximo aniversário”, afirmou o ex-ministro das Relações Exteriores da Polônia e ex-prisioneiro de Auschwitz, Wladislaw Bartozewski.

A ministra alemã e o ex-diplomata, de 93 anos, concordaram que uma sensação de irrealidade segue envolvendo o holocausto, pelo tamanho da atrocidade que foi cometida, que não consegue ser totalmente transmitida por imagens e depoimentos.

Em Wannsee, idílico lago nos arredores de Berlim, 15 funcionários de alto escalão nazistas se reuniram para traçar a “solução final” para os 11 milhões de judeus que, segundo seus cálculos, deviam ser exterminados até se conseguir o objetivo de um Terceiro Reich vitorioso e ariano.

A reunião ocorreu em 20 de janeiro de 1942, no número 56-58 de uma rua próxima ao lago, e foi convocada pelo chefe de segurança alemão, Reinhard Heydrich. Em um formato de “café da manhã e reunião de trabalho”, participaram do encontro os secretários de Estado dos principais ministérios e Adolf Eichmann, tenente-coronel da SS.

Adolf Hitler estava há quase nove anos no poder e o Holocausto já era uma realidade concretizada em massacres no Báltico, Belarus e Ucrânia, com deportações de judeus alemães e do resto da Europa para centenas de campos de concentração, como Auschwitz.

Mas a maquinaria nazista queria otimizar a coordenação de todos os setores de seu aparelho e o resultado foi um plano traçado em termos burocráticos e práticos, como se o extermínio fosse algo meramente administrativo que necessitava, antes de tudo, eficiência.

Desta forma, foi detalhado um organograma das deportações, como os judeus e demais prisioneiros seriam levados para os campos de extermínio ou de trabalho, e como se selecionaria quem devia trabalhar como escravos para a indústria e aqueles que seriam executados imediatamente.

Auschwitz funcionava já a pleno vapor e o extermínio judeu era um objetivo do ditador, embora a assinatura de Hitler não tenha ficado impressa nas atas da reunião, talvez por se tratar de um assunto considerado burocrático.

A vila de Wannsee é desde 1992 um museu onde se conservam as atas da reunião, enquanto em Auschwitz se documenta a existência das centenas de barracões de um complexo que ocupou 40 quilômetros quadrados, entre o acampamento base e o vizinho Birkenau.

Em Wannsee, estão expostos os planos de extermínio dos 11 milhões de judeus, cerca do dobro do número de mortos até a capitulação do Terceiro Reich, em 8 de maio de 1945.

Apenas em Auschwitz, foram assassinadas 1,1 milhão de pessoas, a grande maioria judeus.

Auschwitz é “sinônimo do horror porque os humanos necessitamos comprimir algo que nos ultrapassa em símbolos”, afirmou no encontro que lembrou o aniversário da conferência Gesine Schwan, analista política e ex-presidente da Universidade Europeia de Viadrina.

“Se não fosse assim nos perderíamos na irrealidade, entre termos e números”, comentou.

Para o sobrevivente Bartozewski, apesar da tragédia coletiva, cada um viveu sua história particular no holocausto.

“Muitos números, sim. Auschwitz sintetiza uma tragédia humana coletiva. Mas, na realidade, cada um dos que estivemos lá enfrentamos nosso próprio Auschwitz”, explicou.

O último livro do ex-ministro polonês tem como título justamente “Mein Auschwitz” (Meu Auschwitz) e relata a experiência do jovem católico que esteve preso no campo entre 1941 e 1942.

Quando foi libertado, Bartozewski se engajou em uma organização de resistência que salvou a vida de milhares de judeus.

“A grande lição que aprendi: não se deixar arrastar pela brutalidade, seguir sendo um ser humano. Por isso é importante que as marcas não sejam apagadas. Para quando as pessoas tenhamos desaparecidos”. refletiu.

Gemma Casadevall/ EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.