Debates de líderes mundiais na Assembleia da ONU continuam nesta sexta-feira
Nações Unidas, 26 set (EFE).- A Assembleia Geral da ONU continua nesta sexta-feira seus debates com os discursos de líderes de Iraque, Palestina, Paquistão, El Salvador, Somália e Haiti, entre outros.
Os dirigentes de todo o planeta passam em revista esta semana os vários conflitos internacionais e também temas nacionais que preocupam seus países, embora o combate ao jihadismo tenha centrado a atenção neste fórum multilateral.
Além dos discursos oficiais, a sede da ONU é palco de várias reuniões bilaterais e foros paralelos.
O presidente iraniano, Hassan Rohani, fará um balanço hoje de sua presença na Assembleia Geral, onde abordou a luta contra os jihadistas do Estado Islâmico (EI) e as negociações sobre o programa nuclear de seu país.
Por sua vez, a secretária de Estado adjunta dos Estados Unidos para a América Latina, Roberta Jacobson, informará sobre os assuntos relacionados com a região debatidos na Assembleia da ONU nesta semana e avaliará o estado das relações entre seu país e o continente.
Já o vice-presidente americano, Joe Biden, presidirá uma cúpula centrada nas operações de manutenção da paz da ONU, na qual espera-se que vários países anunciem novas contribuições.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, participou de muitas dessas reuniões, mas concentrou seus esforços em impulsionar a coalizão internacional para combater o EI no Iraque e na Síria, antes de retornar na quinta-feira a Washington.
O centro da cidade de Nova York mantém um forte dispositivo de segurança em torno da sede da ONU, protegida por cercas metálicas em ruas adjacentes e centenas de policiais. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.