Defensor público venezuelano anuncia transferência de Ceballos a outra prisão

  • Por Agencia EFE
  • 11/06/2015 21h23
  • BlueSky

Caracas, 11 jun (EFE).- O defensor público da Venezuela, Tareq William Saab, afirmou nesta quinta-feira que o ex-prefeito preso Daniel Ceballos, que encerrou hoje uma greve de fome que tinha mantido por 20 dias, será transferido da prisão onde se encontra no centro do país para outra localizada em Caracas.

“Agora concretiza-se a transferência de Daniel Ceballos de Guárico a um novo local de reclusão situado em Caracas”, escreveu Saab em seu conta no Twitter sem detalhar a qual presídio será transferido o ex-prefeito do município de San Cristóbal, capital do estado de Táchira.

Ceballos será transferido após passar 20 dias na Penitenciária Geral da Venezuela, um centro para presos comuns situado no estado de Guárico, a cerca de 150 quilômetros de Caracas, de onde foi retirado da prisão militar de Ramo Verde, próxima a capital, onde esteve mais de um ano recluso.

Saab disse, além disso, que a instituição que representa insistiu que Ceballos acabasse com a greve de fome, o que finalmente aconteceu hoje, graças à “colaboração de familiares, do advogado do e Executivo Nacional”.

Em outra mensagem, o funcionário informou que solicitou ao Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) “a concessão de cinco novas medidas humanitárias a detidos de 2014”, em referência às pessoas que foram presas durante a onda de protestos antigovernamentais que aconteceram na Venezuela nos primeiros cinco meses do ano passado.

Ceballos, assim como o também preso dirigente opositor Leopoldo López, iniciaram greves de fome nos últimos dias 22 e 24 de maio, respectivamente, e embora o primeiro tenha terminado o protesto, o segundo continua sem ingerir alimentos.

Ao iniciar o protesto, os opositores exigiram a libertação dos que consideram serem presos políticos, o anúncio de uma data para as eleições parlamentares e a cessação “da repressão e da censura”. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.