Delegação de Seul vai à Coreia do Norte para preparar reunião de famílias

  • Por Agencia EFE
  • 24/09/2015 03h13
  • BlueSky

Seul, 24 set (EFE).- Uma delegação da Coreia do Sul partiu nesta quinta-feira rumo à Coreia do Norte para realizar os preparativos para a histórica reunião das famílias separadas dos dois países, que acontecerá no final de outubro.

A equipe composta por 32 pessoas entre funcionários do Ministério da Unificação e técnicos da empresa Hyundai Assam, que operava o complexo turístico conjunto de Kumgang, partiu de Seul para este local, que fica no sudeste da Coreia do Norte, disse à Agência Efe uma representante do governo.

Os técnicos ficarão encarregados de fazer os reparos nas instalações de Kumgang e de realizar os preparativos necessários para que o encontro programado entre os dias 20 e 26 de outubro aconteça com normalidade.

No início do próximo mês, mais operários sul-coreanos serão enviados para o local e entre 50 e 60 técnicos participarão, até dia 14, dos preparativos do encontro, no qual 100 famílias de cada país poderão reencontrar, por alguns dias, seus parentes do outro lado da fronteira após décadas de separação.

Centenas de milhares de famílias das Coreias do Norte e do Sul ficaram divididas pela Guerra da Coreia (1950-53) e a imensa maioria não pôde reencontrar seus parentes até o momento devido ao estrito fechamento da fronteira entre os dois países.

Desde a primeira reunião de famílias separadas em 1985, foram organizadas até agora um total de 19 edições – a maioria delas na última década – nas quais participaram aproximadamente 18.800 parentes de ambos os lados.

Somente na Coreia do Sul, 129.264 pessoas solicitaram participar desses eventos nos últimos 30 anos. Estima-se que cerca de metade desses cidadãos continuam vivos e quase todos têm mais de 70 anos, segundo dados do Ministério da Unificação sul-coreano. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.