Delegação do Governo sírio ameaça deixar convenção de Genebra 2

  • Por Agencia EFE
  • 24/01/2014 11h28

Beirute, 24 jan (EFE).- O ministro sírio de Relações Exteriores, Walid Muallem, que lidera a delegação oficial de seu país na convenção de Genebra, ameaçou nesta sexta-feira deixar a reunião se as sessões de trabalho não começarem amanhã.

A agência de notícias oficial síria “Sana”, que cita fontes ligadas à ONU, explicou que assim comunicou Al Moualem ao mediador internacional, Lakhdar Brahimi, durante a reunião que mantiveram em Genebra.

Segundo essas fontes, o chefe da diplomacia síria comunicou a Brahimi que, se as sessões de trabalho não começarem a sério amanhã, a delegação oficial da Síria irá embora pela falta de seriedade e disposição da outra parte.

Fontes próximas à delegação do regime sírio apontaram à “Sana” que Al Moualem disse, além disso, ao enviado especial da ONU e da Liga Árabe que seu Executivo é “sério e está pronto para começar com entusiasmo (as negociações), o que não parece que irá ocorrer com a outra delegação”.

Após o encontro, Brahimi afirmou que continuará fazendo todos os esforços possíveis para encontrar um “entendimento comum” entre ambas as partes.

A ideia inicial era que as negociações começassem nesta manhã com a presença das duas delegações em salas separadas, com Brahimi atuando como intermediário.

No entanto, o diálogo foi iniciado com uma reunião bilateral de Brahimi e a delegação oficial, enquanto está programada outra para a tarde entre o mediador e a delegação da oposição síria. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.