Delegada que liderou operação que matou Jean Charles deixa Scotland Yard

  • Por Agencia EFE
  • 01/12/2014 15h10

Londres, 1 dez (EFE).- A delegada adjunta da Scotland Yard, Cressida Dick, oficial que estava no comando da operação que matou o brasileiro Jean Charles de Menezes em 2005, deixará a polícia para trabalhar no Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido, informou nesta segunda-feira a emissora “BBC”.

Aos 54 anos, Cressida, a mulher no mais alto cargo da polícia britânica desde que foi promovida em 2009, deixará a posição no próximo dia 19 de janeiro após 31 anos na Scotland Yard.

“Foi um privilégio maravilhoso trabalhar em uma organização tão extraordinária com gente tão fantástica”, disse a delegada adjunta ao anunciar sua saída.

O comissário-chefe do corpo, Bernard Hogan-Howe, afirmou que Cressida foi “uma fantástica líder da Polícia Metropolitana, e um modelo de conduta para todas as mulheres neste serviço”.

Em 22 de julho de 2005, ela supervisionou as ações da unidade armada que baleou e matou Jean Charles, de 27 anos, ao confundi-la com um dos autores de uma tentativa de atentado fracassado que tinha acontecido na véspera.

Como responsável pela operação, Dick ordenou que parassem o suspeito, o que aparentemente foi interpretado pelos agentes como uma ordem de “atirar para matar”, segundo a investigação finalizada em 2008.

Apesar do escândalo que o assassinato de Jean Charles, morto com sete tiros na cabeça e um no ombro, em 2006 Cressida Dick foi promovida ao cargo de subcomissária, o que indignou a família do jovem eletricista. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.