Delírio e lucidez marcam dia de execução de brasileiro na Indonésia

  • Por Jovem Pan
  • 28/04/2015 09h54

Rodrigo Gularte deve ser executado hoje por tráfico de drogas

Reprodução Rodrigo Gularte

O brasileiro Rodrigo Gularte, preso na Indonésia há 11 anos por tráfico de drogas, deve ser executado ainda nesta terça-feira (28) junto a outros sete estrangeiros condenados pelo mesmo crime. O encarregado de negócios da embaixada do Brasil na Indonésia, Leonardo Carvalho Monteiro, contou com exclusividade à Jovem Pan sobre seu último contato com o preso.

O Brasil não tem embaixador no país, então Monteiro é o mais alto representante na ilha. Uma de suas tarefas junto a Rodrigo foi acompanhar as visitas da família ao condenado e a manhã de hoje foi a última oportunidade para esse contato: “acompanhei a prima do Rodrigo na última visita ao brasileiro” e disse que ele “tem momentos de lucidez e momentos de delírios”.

Gularte foi diagnosticado com esquizofrenia, mas o governo indonésio descartou o exame. “Tínhamos o laudo e isso não foi devidamente aceito pelo governo, que declarou publicamente que Rodrigo encontrava-se são. No entanto, nunca divulgou o resultado do laudo que eles providenciaram por outro médico”, expôs.

De acordo com o encarregado, os sintomas da doença são claros. “Em alguns momentos ele se dá conta de que ele vai ser executado e há momento em que ele não acredita nisso, diz que tudo isso é um teatro”, contou.

Monteiro afirmou que os advogados entraram com um último recurso nesta terça, mas que não foram bem sucedidos. A execução deve ocorrer a qualquer momento depois da meia noite no horário local, isto é, 14h no horário de Brasília.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.