Democrata Jerry Brown é reeleito governador da Califórnia para quarto mandato
San Francisco, 4 nov (EFE).- O democrata Jerry Brown entrou para os livros de história nesta terça-feira ao se transformar no primeiro governador da Califórnia a ser reeleito para um quarto mandato, segundo as projeções da rede de televisão “CNN”.
Com 27% das urnas apuradas, Brown tem 57% dos votos, contra 43% de seu oponente, o republicano Neel Kashkari, que ajudou a liderar o resgate bancário durante a recente recessão nos Estados Unidos e passou praticamente despercebido durante a campanha.
“Muita gente se esquece do caos em que estava a Califórnia há apenas quatro anos”, afirmou o governador no único debate da campanha em setembro, no qual insistiu que conseguiu voltar a gerar os empregos que tinham sido perdidos durante a recessão.
Brown foi governador entre janeiro de 1975 e janeiro de 1983 e foi reeleito novamente em 2010 para um terceiro mandato.
Nenhum governador da Califórnia, o estado mais populoso do país com mais de 38 milhões de habitantes, ocupou o cargo durante quatro mandatos.
Os esforços de Brown durante a campanha foram concentrados em apoiar várias medidas que foram submetidas a referendo, como a conhecida “Proposta 1”, que autorizaria uma emissão de títulos no valor de US$ 7,12 bilhões para o financiamento de projetos relacionados com a qualidade, o tratamento, a provisão e o armazenamento de água.
Outra das propostas que tiveram forte respaldo por parte do governador foi a que defende uma emenda constitucional para criar uma reserva financeira para tempos fiscais difíceis.
Além de sua trajetória como governador, Brown tentou a presidência dos Estados Unidos em 1976, 1980 e 1992.
Também concorreu, sem sucesso, por uma cadeira no Senado em 1982. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.