Dengue, gripe e frio diminuem pela metade as doações de sangue

  • Por Jovem Pan
  • 25/05/2015 09h51

O Hemorio participou da campanha Tour do Carinho Tomaz Silva/Agência Brasil Mulher doando sangue

Temperaturas mais baixas, epidemia de dengue e vacina contra a gripe reduzem doações de sangue em São Paulo. A Fundação Pró-Sangue está com apenas 50% do estoque para o período e a alternativa de muitos hospitais é adiar as cirurgias que não são urgentes.

Para o médico responsável do Hemocentro de São Paulo, o que mais preocupa atualmente é a falta de doadores dos tipos O positivo e negativo. Falando à repórter Cris Santos, Cássio Giannini ressalta que esse tipo de sangue, considerado universal, pode ser usado em diversas situações. “Eventualmente eu tenho alguns tipos de sangue que podem ser usados e várias situações. O tipo O pode ser usado não só para os pacientes O, mas para os A, B, AB, porque a gente sabe que nem sempre o sangue está ali na hora para as pessoas”, explica.

A Fundação Pró-Sangue abastece mais de cem hospitais e instituições de saúde da rede pública.

Além de documento original com foto, quem deseja doar sangue deve ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg e estar alimentado e com boa saúde.

A Fundação Pró-Sangue possui postos em vários endereços do Brasil, que podem ser encontrados no site www.prosangue.sp.gov.br/doacao.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.