Deputada ucraniana diz que mais de 20 soldados morreram em ofensiva militar

  • Por Agencia EFE
  • 19/06/2014 14h17
  • BlueSky

Kiev, 19 jun (EFE).- Mais de vinte soldados ucranianos morreram nesta quinta-feira durante a ofensiva lançada pelo exército ucraniano na cidade de Slaviansk, bastião da rebelião pró-Rússia na Ucrânia, segundo o partido nacionalista Svoboda.

“Acaba de chegar a informação sobre a morte de mais de vinte de nossos soldados na área de Slaviansk. Trata-se dos militares da 24ª Brigada de Yavorovtschina (região de Lviv)”, disse a deputada Irina Sej durante a sessão do parlamento da Ucrânia.

Outro deputado do partido, Yuri Sirotuik, afirmou que os soldados morreram “nos combates que ocorrem hoje nos arredores de Slaviansk”.

“Sem ter tido tempo de enterrar os mortos em Lugansk, já temos outras vinte mortes”, lamentou Sej em alusão aos 49 soldados ucranianos que perderam a vida no sábado passado, quando o helicóptero em que estavam foi derrubado pelos insurgentes.

As forças ucranianas lançaram hoje uma grande ofensiva contra os separatistas e aumentaram o cerco sobre Slaviansk, cenário de duros combates desde meados de abril.

As milícias pró-Rússia reconheceram a retirada das localidades de Yampol e Seversk, ao nordeste e leste de Slaviansk, depois que uma grande coluna de blindados do exército ucraniano atacou suas posições na zona.

De acordo com as fontes russófonas, estão participando do ataque 20 tanques e 50 veículos blindados, além de dois batalhões de infantaria, aviões de assalto e artilharia de grande calibre.

Os combates chegaram também aos arredores da cidade de Artyomovsk, a cerca de 30 quilômetros ao sudeste de Slaviansk, totalmente rodeada pelas forças governamentais.

A ofensiva foi lançada na véspera do presidente ucraniano, Petro Poroshenko, apresentar amanhã seu plano para um acordo pacífico ao conflito armado que começou meados de abril, quando Kiev lançou uma operação antiterrorista contra os separatistas. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.