Deputado somali é assassinado em Mogadíscio

  • Por Agencia EFE
  • 01/08/2014 13h02

Mogadíscio, 1 ago (EFE).- O deputado somali Sheikh Adan Mohammed foi assassinado nesta sexta-feira a tiros por um grupo de homens armados próximo a uma mesquita em Mogadíscio, informou fontes policiais à Agência.

A vítima, o quinto parlamentar assassinado neste ano na Somália, já tinha sobrevivido a várias tentativas de assassinato, explicou à Efe o chefe da Polícia, Mohammed Nuur Jagug.

Embora nenhum grupo tenha reivindicado o assassinato, as suspeitas da Polícia recaem sobre a milícia islâmica Al Shabab.

Nos últimos meses, Mogadíscio sofreu uma onda de ataques com carros-bomba e disparos contra políticos de alto nível e representantes governamentais, todos eles reivindicados pelo grupo insurgente citado.

O grupo Al Shabab, que anunciou sua adesão formal à Al Qaeda em 2012, luta para instaurar um Estado islâmico de corte wahhabista na Somália.

A Somália vive em um estado de guerra e caos desde 1991, quando foi derrubado o governo do ditador Mohammed Siad Barre, o que deixou o país sem um governo efetivo e em mãos de milícias radicais islâmicas, senhores da guerra e grupos de criminosos armados. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.