Deputado somali e dois seguranças morrem baleados em atentado em Mogadíscio
Mogadíscio, 9 fev (EFE).- Um deputado somali e dois de seus seguranças morreram nesta segunda-feira baleados em Mogadíscio quando se dirigiam ao parlamento, informaram à Agência Efe fontes da Agência Nacional de Inteligência da Somália.
O deputado Abdullahi Qayaad Bare morreu nesta manhã quando homens armados atacaram o veículo no qual ele se dirigia ao parlamento, onde hoje será votado uma moção de confiança do gabinete do novo primeiro-ministro somali, Omar Abdi Rashiid.
Os agressores conseguiram escapar apesar das forças de segurança terem chegado rapidamente ao local do ataque, explicou à Efe Abdi Ibrahim Adan, membro da Agência Nacional de Inteligência.
Embora nenhum grupo tenha assumido a autoria do ataque, todas as suspeitas apontam para o grupo jihadista Al Shabab, autor de vários ataques com carro-bomba e ações armadas contra políticos de alto escalão e representantes governamentais em Mogadíscio no ano passado.
O último destes ataques ocorreu em 12 de novembro de 2014 na capital, quando a Al Shabab matou a tiros dois altos funcionários do governo da Somália e três seguranças em 24 horas.
O grupo Al Shabab, que em 2012 anunciou sua adesão formal à Al Qaeda, luta para instaurar um Estado islâmico de tendência wahhabista na Somália. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.