Deputados ucranianos aceleram negociação para formar novo governo

  • Por Agencia EFE
  • 24/02/2014 12h02

Kiev, 24 fev (EFE).- Os deputados da Rada (Parlamento) da Ucrânia estão negociando intensamente nesta segunda-feira para acelerar a formação do governo interino que deverá tirar o país da profunda crise que vive antes da realização de eleições presidenciais antecipadas convocadas para 25 de maio.

“As negociações vão a toda marcha, porque este assunto é agora de máxima sensibilidade e urgência. Não podemos adiá-lo por mais tempo, devemos resolvê-lo com excepcional rapidez”, disse à Agência Efe o deputado Bogdán Beniuk, vice-presidente do partido nacionalista Svoboda, uma das três formações que lideraram os protestos contra o deposto presidente Viktor Yanukovich.

O número dois nas listas de Svoboda durante as eleições parlamentares passadas ressaltou que “o principal vetor das negociações deve ser a premissa de formar um Governo com profissionais, pessoas que possam iniciar o povo, que manejem as alavancas capazes de iniciar o país”.

Acrescentou que já estão sendo comentados os nomes de vários candidatos para presidir o futuro Executivo, embora não tenha querido revelá-los.

“Não quero fazer especulações, porque falar de candidatos não tem por enquanto nenhum sentido. É preciso esperar que a Rada (Parlamento) se reúna nesta tarde, porque é o que se vai debater na sessão”, disse Beniuk.

Ressaltou ainda que “o primeiro-ministro que for nomeado trabalhará até as eleições de 25 de maio”.

Ontem de manhã, a candidata favorita de boa parte dos deputados para assumir o governo era a recém ex-prisioneira Yulia Tymoshenko, que já exerceu o cargo no passado, depois da Revolução Laranja de 2004 e também antes de Yanukovich vencer as eleições presidenciais em 2010.

Mas a própria líder opositora, presidente do partido Batkivschina, pediu ontem a sua legenda que não apresentasse sua candidatura à chefia do governo.

No entanto, em comunicado publicado hoje pelo site de Batkivschina, Tymoshenko pediu aos deputados que incorporem ao governo aos líderes mais destacados do Maidan.

“Insisto em que o novo governo deve ser formado por representantes da sociedade civil. Batkivschina e eu pessoalmente insistiremos que os heróis do Maidan encontrem seu lugar no poder executivo”, reivindicou Tymoshenko.

Acrescentou, no entanto, que “os líderes do Maidan ainda não aceitaram a proposta”.

“Se o tráfico humano que se puseram desde o primeiro dia na defesa do país e cuja contribuição à vitória é incontestável. São gente muito respeitada para os que conhecem todo o país”, apontou a ex- primeira-ministra e até há dias presa líder opositora.

Enquanto isso, as ruas de Kiev recuperam pouco a pouco a normalidade em um clima de máximo respeito entre os cidadãos de todas as posições políticas. O metrô funciona com normalidade e a maioria dos restaurantes e lojas do centro voltaram a abrir ao público. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.