Desabamento deixa 18 mineiros presos em mina de carvão na Turquia

  • Por Agencia EFE
  • 28/10/2014 13h40

(atualiza o número de mineradores presos e acrescenta mais informações sobre o acidente)

Ancara, 28 out (EFE).- Um desabamento provocado por um acúmulo de água deixou 18 mineradores presos em uma mina de carvão na província de Karaman, no centro da Turquia, segundo informações concedidas pelas autoridades locais.

Sahin Uyar, um representante da mina, afirmou em entrevista à emissora “CNNTürk” que havia cerca de 200 mineradores na mina quando a água começou a subir. Só oito dos 26 trabalhadores que estavam na galeria inundada conseguiram sair e 18 continuam presos.

Segundo Uyar, junto com a água veio o dióxido de carbono, que tem grandes chances provocar a morte dos mineradores.

“Isso aconteceu há três horas e as reservas de oxigênio duram apenas duas horas. É quase impossível que os 18 possam sobreviver”, disse o representante da mina.

O governador de Karaman, Murat Koca, tinha confirmado antes que não houve explosão de gás metano nem fuga de gás, corrigindo as primeiras informações que falavam de uma explosão como causa do desabamento.

O acidente ocorreu na cidade de Pamuklu, na província de Karaman na Anatólia Central. O governo enviou o ministro da Energia, Taner Yildiz, e o ministro de Transporte, Lütfi Elvan, ao local para acompanhar os trabalhos de resgate.

Em maio, um incêndio em uma mina de carvão em Soma causou a morte de 301 trabalhadores, a tragédia com o maior número de mortos na Turquia.

As minas de carvão da Turquia estão entre as mais perigosas do mundo, com uma média de 6,5 mineiros mortos por cada milhão de toneladas de carvão extraído, um número 30 vezes superior à de outros países com um desenvolvimento econômico comparável. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.