Desabamento deixa 20 mineiros presos em mina de carvão na Turquia

  • Por Agencia EFE
  • 28/10/2014 12h19

Ancara, 28 out (EFE).- Um desabamento provocado por uma acumulaçao de água deixou 20 mineiros presos em uma mina de carvão na província de Karaman, no centro da Turquia, segundo informações concedidas pelas autoridades locais.

“Não houve explosão de gás metano nem fuga de gás. A água inundou a galeria”, explicou o governador de Karaman, Murat Koca, à emissora “CNNTürk”, corrigindo as primeiras informações que apontavam uma explosão como causa do desabamento.

O acidente ocorreu na cidade de Pamuklu, na província de Karaman na Anatólia Central. O governador explicou que no momento do acidente havia 40 mineiros na galeria, mas 20 não conseguiram sair.

“Até onde sei, não há contato” (com os mineiros presos) disse Koca, que indicou que as equipes de resgate tentam retirar a água acumulada.

O presidente do sindicato União de Trabalhadores da Mina, Nurettin Akcul, disse ao jornal “Hürriyet” que houve um estouro pela pressão da água e que as primeiras notícias recebidas não são muito positivas.

Em maio, um incêndio em uma mina de carvão em Soma causou a morte de 301 trabalhadores, a tragédia com o maior número de mortos na Turquia.

As minas de carvão da Turquia estão entre as mais perigosas do mundo, com uma média de 6,5 mineiros mortos por cada milhão de toneladas de carvão extraído, um número 30 vezes superior à de outros países com um desenvolvimento econômico comparável. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.