Desemprego cai nos EUA para 5,1% em agosto

  • Por Agencia EFE
  • 04/09/2015 11h40
  • BlueSky

Washington, 4 set (EFE).- O desemprego nos Estados Unidos no mês de agosto caiu para 5,1%, dois décimos menos que no mês anterior, graças à criação de 173 mil novos postos de trabalho, informou nesta sexta-feira o governo.

O índice de desemprego na maior economia mundial ficou assim em seu nível mais baixo dos últimos sete anos.

De fato, o número de 173 mil novos empregos criados em agosto é considerada muito modesto, inferior a 223 mil que esperavam os analistas e o mais baixo dos últimos cinco meses.

A contínua queda do desemprego e a força do mercado de trabalho serão dados que a Comissão de Mercado Aberto do Federal Reserve (Fed, banco central americano) levará em conta em sua reunião do próximo dia 16 e 17 de setembro, na qual decidirá se aumenta já as taxas de juros de referência, que desde o final de 2008 está entre 0% e 0,25%.

Alguns analistas consideram que com o desemprego neste nível, é hora de o Fed encarecer o preço do dinheiro, mas outros o consideram prematuro devido à fraqueza da inflação, que em julho fechou em 0,2% anualizado, muito longe da meta de 2% que a entidade considera “saudável” para o desempenho da economia.

Nos últimos três anos, a economia americana criou quase 8 milhões de postos de trabalho, um fator que foi fundamental para a superação da crise que começou em 2008.

No segundo trimestre do ano, a economia americana cresceu a um ritmo anual de 3,7% após um moderado avanço de apenas 0,6% nos três primeiros meses do ano. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.